QUESTÃO 1 Habilidades a serem desenvolvidas Operatória(s): CQUESTÃO 1 Habilidades a serem desenvolvidas Operatória(s): Compreender o conteúdo do texto; Dominar os aspectos de organização textual típicos do gênero; Dominar as relações lógico-semânticas entre as ideias do texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações. Específica(s): Identificar a finalidade do texto de acordo com o gênero textual; Identificar as características do gênero. DADOS DA QUESTÃO Os novos ideólogos da modernização, a partir da dicotomia tradicional-moderno, como antigamente, apresentam-nos a sociedade ocidental industrializada, tecnologicamente avançada e moderna como um modelo ideal a ser seguido pelos países da periferia. No seu entender, a história é uma sucessão de etapas, ou estágios graduais que levam necessariamente ao desenvolvimento. Atualizando a teoria da modernização para os dias atuais, encontram-se os mesmos argumentos funcionalistas para explicar a exclusão social: os "integrados" no mundo globalizado são aqueles que conseguem incorporar atitudes, valores e novos padrões de comportamentos mais adequados ao usufruto das oportunidades que as sociedades capitalistas oferecem a todos os seus cidadãos. As variáveis psicossociais novamente são consideradas as determinantes fundamentais da inclusão social, sendo aeducação, a principal delas. A Internet transforma-se numa palavra mágica com força persuasiva: todos devem "integrar-se" à rede mundial para participar da era global. O texto acima foi extraído da introdução do artigo científico Globalização e Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital, de Tania Steren dos Santos, e apresenta características específicas deste gênero da esfera acadêmica. As abordagens demonstram o grau de focalização, no momento de elaboração do texto/parágrafo. Com base nesta afirmação e analisando as palavras grifadas, selecione a abordagem predominante e justifique sua escolha. Abordagens: Ideológica Histórica Funcionalista Psicológica Social Psicossocial Educacional Tecnológica Justificativa:

2

Respostas

2013-09-06T21:26:43-03:00
Kkkka   snjdmw ikjwemmdkkwm sm!!!!!!!!!!!!!
1 5 1
A melhor resposta!
2013-09-07T10:17:53-03:00
O foco da abordagem está ao meu ver na repetição comportamental do sistema capitalista e global, onde a inclusão só acontece quando da aderência dos demais a este sistema. O que não se pode perder de vista, é que a manutenção do Status Quo é o princípio básico daqueles que pretendem manter-se no poder, e claro, o privilégio da sucessão dos privilégios aos seus herdeiros.Neste sentido, a educação assume o seu papel no sentido de mudança tanto ideológica, quanto social, na perspectiva de novas mudanças para novos tempos.
24 4 24
OBG
Isso q eu precisava tbm \o/
obrigada ajudou bastante.
porem qual e a justificativa para abordagem predominante e justifique sua escolha.respostas :Ideológica
Histórica
Funcionalista
Psicológica
Social
Psicossocial
Educacional
Tecnológica
com base na pergunta?
orem qual e a justificativa para abordagem predominante e justifique sua escolha.respostas :Ideológica
Histórica
Funcionalista
Psicológica
Social
Psicossocial
Educacional
Tecnológica
com base na pergunta?