1.Transforme em paroxítonas as oxítonas:
- Zangão
- Projetil
- Reptil
- Soror
2.Transforme em proparoxítonas as paroxítonas:
- Acrobata
- Alopata
- Hieroglifo
- Nefelibata
3.Dê as formas verbais que completam convenientemente as frases:
a)Eu pude, mas ele nunca (poder).
b)Eles (ter, pres. ind.) sabedoria, mas não (reter) na memória o que o mais simples dos homens (reter).
c)Ele só (intervir, pres. ind.) quando os outros não (intervir) por ele.

2

Respostas

2013-09-06T20:59:38-03:00
1.Transforme em paroxítonas as oxítonas:
- Zangão ~> Zangam
- Projetil ~> Projétil
- Reptil ~> Réptil
- Soror ~> Sóror
2.Transforme em proparoxítonas as paroxítonas:
- Acrobata ~> Acróbata
- Alopata ~> ?
- Hieroglifo ~> Hieróglifo
- Nefelibata ~> Nefelíbata
3.Dê as formas verbais que completam convenientemente as frases:
a)Eu pude, mas ele nunca pode.
b)Eles têm sabedoria, mas não reteem na memória o que o mais simples dos homens retém.
c)Ele só interviu quando os outros não interviram por ele.
2 5 2
A melhor resposta!
2013-09-06T21:09:31-03:00
1.Transforme em paroxítonas as oxítonas:
- Zangão -  ZANGÕES
- Projetil -  PROJÉTIL
- Reptil -  RÉPTIL 
- Soror -  SÓROR
2.Transforme em proparoxítonas as paroxítonas:
- Acrobata -  ACRÓBATA
- Alopata -  ALÓPATA
- Hieroglifo-  HIERÓGLIFO
- Nefelibata - NEFELÍBATA

3.Dê as formas verbais que completam convenientemente as frases:

a)Eu pude, mas ele nunca (poder).
EU PUDE, MAS ELE NUNCA PÔDE.

b)Eles (ter, pres. ind.) sabedoria, mas não (reter) na memória o que o mais simples dos homens (reter).
ELES TÊM SABEDORIA, MAS NÃO RETÊM NA MEMÓRIA O QUE O MAIS SIMPLES DOS HOMENS RETÊM.

c)Ele só (intervir, pres. ind.) quando os outros não (intervir) por ele.
ELEM SÓ INTERVÊM QUANDO OS OUTROS NÃO INTERVIEREM POR ELE.
9 4 9