Respostas

2013-09-08T19:40:16-03:00
A dança do caranguejo é uma dança folclórica brasileira de origem açoriana muito parecida com o minueto.Já foi muito popular em todo o Brasil, e existem referências a ela desde o século XIX.Dança-se aos pares, coreografando-se dois círculos concêntricos: um só performado por homens e outro por mulheres. Os círculos vão movendo-se em direções opostas, oportunizando-se a alteração dos pares iniciais.
Fandango que poderíamos incluir entre os rufados tradicionais, porque há batidas de pé. Porém, o bater de pés aqui é diferente, não é sapateado, mas sim um leve tocar na frente do corpo. Bater palmas depois os pés, sob o comando do canto do estribilho e depois fazer um “tour” passando o homem para frente, isto é, atrás de uma outra dama.
É dançando em forma de círculo (roda) entre os homens e mulheres, sendo que o cavalheiro vai sempre atrás da dama no sentido contrário ao relógio e os cantadores vão improvisando versos durante a dança. “Brincadeira de roda, com cantiga e coreografia própria. Tendo ou não relação com o assunto, mas o estribilho caracteriza a ronda”. (Câmara Cascudo).

Quando é mão, é mão, é mão
Quando é pé, pé, pé
No bailão da Mariquinha
Carangueijo peixe é
espero ter sido util!!