Respostas

2013-09-08T19:30:18-03:00
Descobramos o termo 51 (a51)
r=4
an=a1+(n-1)r

 a51=-15+(50)4
a51=-15+200=185

agora a soma dos 51 termos:
Sn=(a1+an)n/2
S51=(-15+185).51/2=4335 :)
1 5 1
A melhor resposta!
2013-09-08T19:42:47-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA

Identificando os termos da P.A.:

a1= -15
razão r= -11-(-15)==> r= -11+15==> r=4
An=?
número de termos n=51

Aplicando a fórmula do termo geral da P.A., temos:

An=a1+(n-1)r==> A51= -15+(51-1)*4==> A51=-15+50*4==> A51=-15+200==> A51=185

Aplicando  a fórmula da soma dos termos da P.A., temos:

Sn=(a1+An)n/2==> S51= (-15+185)*51/2==> S51= 170*51/2==> S51= 8 670/2==>
S51=4 335


Resposta: S51= 4 335
4 4 4
se ajudei marca minha resposta como a melhor :)
ok][
ok
abre o bate-papo pra mim
ok