Assinale a alternativa incorreta com relação à literatura portuguesa:
A) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o travador
B) O teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais.
C) O marco inicial do romantismo em portugal é a oublicação do poema camoes. Todavia, a nova estética literária só viria a se afirmar uma década depois com, a questao coimbra, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres.
D) Aça de queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus multiplos aspectos: a cidade provinciana; ainfluencia do clero; a média e a alta burguersia de lisboa; os intelectuais e a aristocracia.
E) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenòmeno da heteronímia que deu, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes.

1

Respostas

2015-05-18T15:36:52-03:00
O marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema "Camões". Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois, com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres.
1 4 1