Respostas

2013-09-09T13:57:39-03:00
Unica coisa que sei de radiação é que é a emissão ou a propagação de energia através da matéria ou do espaço, por meio tipo de perturbações eletromagnéticas, que se apresentam em dois modos: como onda e como partícula. Existem três tipo de radiação a Alfa, a Beta e a Gama.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-09-09T14:29:51-03:00
Radiação é Energia que se propaga de um ponto a outro.. O Sol emite energia radiante no espaço; através de milhões de quilômetros, essa energia chega à Terra. Tem a forma de ondas, de comprimento igual a cêrca de 0,00005cm. Quando você recebe a luz do Sol diretamente, você absorve essa energia que se transforma em energia calorífica. Todos os corpos irradiam energia para objetos a temperaturas mais baixas. Você irradia energia para as paredes de uma sala fria. Um aquecedor elétrico, ligado, irradia energia para você. Você absorve essa energia e se aquece. Assim, embora seja a absorção de energia radiante que produz calor, freqüentemente falamos de calor radiante, que é energia radiante absorvida como calor. 
Na convecção, a energia calorífica e o ar, a água ou outro material, transmitem-se conjuntamente. Na condução, a energia calorífica passa de molécula para molécula. Na radiação, somente a energia se transmite. Nenhum material é necessário para isso. Acenda uma em cima e contra a sua mão e esta se aquecerá. A máo recebe pouco calor por condução. Não recebe calor por convecção, pois o ar quente sobe. Ela se aquece pela absorção da energia radiante emitida pelo filamento quente. 

TIPOS DE RADIAÇÃO:

RADIAÇÃO ALFA: 
É uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. A distância que uma partícula percorre antes de parar é chamada alcance. Num dado meio, partículas alfa de igual energia têm o mesmo alcance. O alcance das partículas alfa é muito pequeno, o que faz que elas sejam facilmente blindadas. Uma folha fina de alumínio barra completamente um feixe de partículas de 5MeV. A inalação ou ingestão de partículas alfa é muito perigosa. 

RADIAÇÃO BETA: 
É também uma partícula, de carga negativa, o elétron. Sua constituição é feita por partículas beta que são emitidas pela maioria dos nuclídeos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetração que as partículas alfa. O 32 P dá uma radiação beta até 1,7 MeV com uma penetração média de 2 a 3 mm na pele, e alcança, em pequena proporção, 8 mm. Se o emissor beta é ingerido, como acontece nos casos de diagnóstico e terapêutica, os efeitos são muito mais extensos. 

RADIAÇÃO GAMA:
É uma onda eletromagnética. As substâncias radiativas emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. São penetrantes e ao atravessarem uma substância chocam-se com suas moléculas. A radiação gama tem seu poder de penetração muito grande. Sua emissão é obtida pela maioria, não totalidade, dos nuclídeos radioativos habitualmente empregados. Quando a fonte de material radioativo for beta ou gama é necessário colocação de uma barreira entre o operador e fonte.
1 5 1