Respostas

2013-09-09T22:20:02-03:00
Trovadorismo é o primeiro período da literatura portuguesa. Embora nos remeta diretamente á poesia lírica, isto é as cantigas dos trovadores, como eram chamados os poetas da época. Geralmente os historiadores delimitam o trovadorismo entre os anos 1189 ( ou 1198 ?) e 1385. A primeira data seria da mais antiga composição lírica galego-portuguesa, a segunda é a do final da primeira dinastia reinante em Portugal - a dinastia de Borgonha. 
 O trovadorismo corresponde a uma das fases mais turbulentas da história de Portugal. Em 1139, D. Afonso Henriques proclamou - se rei e iniciou a luta, contra Leão e Castela, pela independência do Condado Portucalense. O novo reino foi reconhecido em 1143, pelo tratado de Zamora, Mas isso não trouce ainda a paz ao pequeno país nascente, pois faltava conquistar as terras do sul, dominadas pelos árabes desde o século VIII. A guerra contra os muçulmanos prolongou-se até meados do século XV.
O Trovadorismo, portanto, corresponde ao período de passagem da idade média Clássica para a Baixa idade Média, nessa época o feudalismo já estava em declínio, mas teve profundos reflexos na literatura, até mesmo nas convenções e na linguagem da poesia amorosa. Ficou bastante marcado no trovadorismo A Reconquista do Território, dominado pelos Árabes, nessa época tinha o profundo espírito religioso medieval, teocentrismo.
Não podemos avaliar a poesia trovadoresca com critérios com que avaliamos um poema de Carlos Drummond de Andrade ou de Vinicius de Moraes. Oque hoje entendemos por poesia é muito diferente da prática poética medieval, a poesia trovadoresca era outra coisa, era poesia cantada ( daí o nome cantiga), geralmente acompanhada por um coro e por instrumentos musicais, os autores das cantigas eram pessoas cultas, quase sempre nobres, constando- se entre eles alguns reis, como D. Dinis, D. Sancho primeiro, D. Afonso X, de Castela, nos cancioneiros estão conhecemos, estão reunidas as cantigas de 153 trovadores.
As Cantigas compostas pelos trovadores eram musicadas e interpretadas pelo jogral pelo segrel e pelo menestrel, artistas agregados ás cortes ou que perambulavam pelas cidades e feiras. Muitas vezes o jogral também compunha cantigas.
 Com base em um tratado de poética, anônimo, conservado nos primeiros fólios do cancioneiro da biblioteca nacional de Lisboa, costuma-se classificar as cantigas nos seguintes gêneros: GÊNERO LÍRICO : Cantigas de amigo, Cantigas de amor.
GÊNERO SATÍRICO: Cantigas de escárnio, Cantigas de Maldizer.
As Cantigas de amigo a voz lírica é feminina, e as cantigas de amor a voz lírica é masculina.
( Cantigas de Santa Maria, de D. Adonso X )
(Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós)

Espero ter ajudado (:
1 1 1