Respostas

2013-09-10T16:14:23-03:00
A teoria de Malthus, dizia que a população crescia de forma geométrica e os alimentos de forma aritmética. Ou seja que a população seria maior do que a quantidade de alimentos. Surgindo assim uma escassez de alimentos( não teria alimentos para todos).
Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população.

Ele errou pois não levou em consideração as tecnologias que surgiam e surgiriam a frente. Basta para isto observar o Brasil, um dos maiores produtores de alimentos agrícolas do mundo. Além da grande produção que é exportada, há terras sobrando para serem cultivadas, e se nem todos tem uma boa alimentação ou sofrem de miséria,  culpa é do governo, e não da capacidade de produção.
3 5 3
2013-09-10T23:45:56-03:00
Teoria Populacional Malthusiana foi desenvolvida por Thomas Malthuseconomista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais. Malthus percebeu que o crescimento populacional entre os anos 1650 e 1850 dobrou com o aumento da produção alimentícia, das melhores condições de lazer, aperfeiçoamento, ao combate as doenças, dos melhoramentos feitos nos saneamentos básicos e o beneficio da revolução industrial. Com essas melhorias, fizeram que a taxa de mortalidade diminuísse e a taxa de natalidade aumentasse.

porque ele errou?Malthus Errou(Jornal O DIA)

Rodrigo Constantino

Os preços dos alimentos básicos já subiram 60% no mercado internacional no primeiro trimestre do ano, comprometendo a renda de milhões de pessoas pobres. O que fazer? Primeiro, é preciso entender as principais causas disso. De um lado, o enorme aumento da demanda, com milhões de chineses e indianos consumindo mais com o aumento da renda nos últimos anos. Do outro lado, os choques de oferta, como secas e barreiras governamentais.

Nenhum setor recebe tanto auxílio e protecionismo como o agrícola. Tal intervenção cria incentivos perversos que distorcem preços de mercado, principal instrumento de informação dos produtores. Quando um preço sobe muito, significa que mais investimentos produtivos são demandados, para aumentar a oferta. Mas, quando governos garantem subsídios ou protegem seus mercados da concorrência externa, os produtores investem menos, prejudicando os consumidores.

1 5 1