A Revolução Francesa foi a Revolução Iluminista Burguesa mais importante de todas.
A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à morte.
A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. (...)

Respostas

2013-09-10T22:45:33-03:00
A Revolução ocorrida na França, no final do séc. XVIII, foi o grande modelo para os rebeldes latino-americanos. Mas os contextos eram diferentes. Nas Américas tratava-se de romper os laços com as metrópoles, enquanto na França os revolucionários opunham-se principalmente ao absolutismo monárquico e aos privilégios da nobreza e do clero.  
2013-09-10T23:39:15-03:00
A Revolução Francesa foi a mais importante Revolução Iluminista Burguesa que já houve. Ela influenciou várias Revoluções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na época da Revolução Francesa (RF) a França passava por uma gravíssima crise. Era dominada por Luis XVI. A França era totalmente Antigo Regime (AR):
-Sociedade Estamental:
Divida em 3 estamentos:
Clero;
Nobreza;
Povo - Burguesia e trabalhadores, urbanos e rurais.
Era uma sociedade com imobilidade social e os estamentos eram dados devido ao berço da pessoa. Ou seja, nasceu nobre, será nobre. Nasceu clero, será clero...

-Economia Mercantilista
Grande intervenção do governo (absolutista) no mercado

- Monarquia Absolutista
Onde o Rei manda em tudo e manda em todos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por causa da crise, o 3º Estamento (Burguesia e trabalhadores) estava sendo prejudicado, eles não aguentavam mais. Por isso, Luis XVI convocou os Estados Gerais, um parlamento que decidia o melhor para a França.
Devido aos conflitos nos Estados Gerais (Os burgueses pediam direitos iguais e o clero e a nobreza, o contrário) o rei Luís XVI resolveu dissolver, acabar com os Estados Gerais.
Quando a dissolução dos Estados Gerais chegou aos ouvidos do povo... A Revolução estorou.


1 5 1