Respostas

A melhor resposta!
2013-09-12T19:09:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A samambaia pertence ao grupo das pteridófitas e assim como todos os vegetais seu ciclo de vida é por metagênese, haplodiplobionte, ou seja, apresenta fases com seres haploides (n), e diploides (2n).

Uma samambaia surge após a liberação de um esporo, que germinará e formará o gametófito ou pró-talo, que é haploide. Após um período de crescimento, o gametófito formará gametas por MITOSE, que se unirão e formarão um esporófito - a partir visível da planta que é diploide. O esporófito, por sua vez, realiza a produção de ESPOROS por MEIOSE, que ficam reservados nos soros das samambaias .Após um tempo, os esporos são lançados no ar, e se as condições forem favoráveis, esse esporo germinará e formará um novo gametófito, que por sua vez, criará um esporófito, criando um novo ciclo.
3 3 3