Respostas

2013-09-12T18:13:56-03:00
Nessa época, os países europeus eram obrigados a escolher se estavam do lado da Inglaterra ou da França. Por causa dabriga entre essas duas nações, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, que era o bloqueio dos portos dos países aliados á França á entrada dos produtos ingleses.Com essa medida, Napoleão queria enfraquecer a Inglaterra,porque ela não teria como vender os produtos que fabricava. Espero ter ajudado bastante, pos eu estudei sobre o Bloqueio Continental hoje e foi muito bom!
2013-09-12T23:29:02-03:00
O bloqueio continental foi instituído pela França de Napoleão com o objetivo de prejudicar sua maior inimiga, a Inglaterra, economicamente. Entretanto, muitos países seriam prejudicados com a paralisação da economia britânica, a mais poderosa da época. Portugal, inclusive, intensamente dependente das exportações inglesas se viu sem condições de aderir o bloqueio, mas também não tinha poder suficiente para enfrentar Napoleão. Sendo assim, viu-se obrigado a se exilar em sua principal colônia, o Brasil, que agora seria promovido a categoria de Vice-Reino e modernizado para suportar com dignidade um rei.

Espero ter ajudado,
Não se esqueça de votar na resposta de sua preferência como "melhor resposta" - assim, parte dos pontos usados na pergunta voltam para você :).