01 ) Qual a origem da redução do poder da Igreja em fins da Idade Média ? Explique.

02 ) Por que a centralização de poder beneficou a burguesia ? Explique

03 ) Como funcionou a aliança entre o rei e a burguesia.

04 ) O que é um Estado Nacional ?

1
alguém pode me ajuda ?

Respostas

2013-09-12T23:55:26-03:00
A) Na Idade Média, a maior parte do poder da Igreja Católica vinha do fato de ela ser proprietária de grandes propriedades,conseguidas devido a associação com o rei e devido aos impostos pagos a ela, que se encarregava de prestar também assistência social a população,servir de juiz, entre outras funções.
Na Baixa Idade média o comércio ganhou força, e enriqueceu uma parte da população que começou a ver como obstáculo as terras acumuladas pela Igreja e a autoridade que ela tinha em todos os aspectos da sociedade. Daí para o enfraquecimento da Igreja, não demorou muito, já que agora ela não era interessante para a elite.

B)Porque com um rei mais poderoso, ele teria os recursos necessários financiar o empreendimento ultramarino burguês e assim conseguiria os mercados e as matérias primas necessárias para fazer bons negócios.

C)A burguesia reconhecia e apoiava a centralização de poder no rei, e o rei retribuía o favor financiando os empreendimentos burgueses e unificando os impostos e taxas cobradas,além de moeda (seriam várias se o país não fosse unificado).

D)É quando o poder se centraliza na mão de um governante, que se alia a elite socioeconômica, e assim o país passa a ter uma organização que defende seus interesses próprios (quer dizer, o interesse do rei).