Respostas

2013-09-13T11:26:24-03:00
Tratado de 1810: Acordo com a Inglaterra, determinando que o Brasil concederia a Inglaterra vantagens (taxas alfandegárias preferenciais, tribunais especiais para súditos ingleses que cometessem algum crime no país,direito de manter uma esquadra naval aqui) que os outros países não tinham, e também nos comprometemos a eliminar gradualmente a escravidão.

Abertura dos portos: Aconteceu em 1808, devido ao bloqueio continental feito por Napoleão aos portos ingleses (foi uma forma de continuar comercializando com os britânicos, já que eles eram o maior parceiro econômico português da época). Assim, os portos do Brasil foram abertos para o comercio mundial (antes, devido ao pacto colonial, eram exclusivamente para os portugueses).

Revolução pernambucana:Unica das revoluções emancipacionistas(que propunham independência do Brasil e tinham ideologia liberal) que saiu da fase conspirativa e chegou a luta armada; e sofreram violenta repressão governamental. Os estados envolvidos foram Pernambuco,Ceará,Rio grande do norte, Ceará e Alagoas.