Respostas

2013-09-14T16:22:35-03:00
Para Marx a concepção do homem é uma dimensão da práxis, ou seja, é através do trabalho e de escolhas conscientes que o homem se diferencia dos outros animais, mas para isso é preciso teoria. Passou, portanto, a combater a burguesia por crer que os homens e a sociedade são construções de relações sociais de igualdade.

Para a proposta pedagógica socialista, Marx unia o ensino público, gratuito junto ao trabalho desenvolvendo progressivamente o ensino intelectual, físico e tecnológico. Desta forma os operários seriam homens mais completos que os próprios burgueses que apenas se destinavam ao trabalho intelectual. O Estado seria o benfeitor do ensino público, mas este seria controlado pela sociedade civil.

A partir do século XX, o modelo pedagógico socialista e capitalista, assumem um papel ideológico, sendo o capitalista mais liberal, porém existe nesse modelo uma diferenciação de classes sociais privilegiando aos que podem pagar por uma boa educação, quem não pode pagar por ela é subjugado e fica à mercê dos que impõem uma educação deficiente, onde o indivíduo é mais facilmente manipulado. Ambos modelos desempenham o papel de disseminar sua ideologia. 
1 1 1
Muito obrigada... estava confusa sobre o assunto e tenho um fórum para responder...