Coerência textual Ler o texto e responder as questões abaixo. “João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar” 1.O texto acima é coerente, ou seja, tem sentido? 2.Quais são os problemas que você encontrou no texto? Enumere esses problemas e justifique-os.

2

Respostas

2013-09-15T12:54:26-03:00
O texto é incoerente.
"Na noite em que completava trinta anos..." O certo haveria de ser: "Na noite em que completou trinta anos..." porque só se completa 30 anos uma vez. O mesmo ocorre na frase "olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama.", o correto seria: "olhou o sol poente e observou como a sua sombra foi diminuindo no caminho coberto de grama...". Na frase "Ao olhar de mais perto" há um erro... é incorreto dizer 'de mais perto'... o correto é: "Ao olhar mais perto". "Era seu filho Guilherme, que a vinte anos..." há um erro: O correto é "ra seu filho Guilherme, que há vinte anos..." porque antes de 'vinte anos' deve-se ter o verbo "haver" e não um artigo definido. "ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu...", desmontou do quê? Do cavalo? a frase está imprecisa... deveria ser "ao ver seu pai, desmontou imediatamente do cavalo, correu..."

3 3 3
2013-09-15T17:14:35-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Trinta anos e tem um filho que partiu há vinte? Esse é um de uma penca de absurdos :)
2 5 2