Respostas

A melhor resposta!
2013-09-14T16:10:18-03:00
A Independência da Argentina (Províncias Unidas do Prata) No dia 22 de maio de 1810 intelectuais e militares de origem criolla declararama independência das chamadas Províncias Unidas do Prata. Simbolicamente se iniciavaa história de um destacado país na América do Sul que conhecemos por Argentina.O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIAIntegra o contexto de independência da Argentina o desenvolvimento de idéiasiluministas, o descontentamento da elite criolla em relação à rígida poticametropolitana e o domínio napoleônico sobre a Espanha.A chegada da notícia do destronamento de Fernando VII, rei de Espanha, por tropas napoleônicas repercutiu em agitações na região do Prata, principalmente emBuenos Aires. Tais agitações produziram uma Junta formada por crioulos que foireconhecida pelo vice-rei Cisneros, representante da coroa espanhola na região.Devemos lembrar que a área de colonização espanhola na América foi divididaadministrativamente em vice-reinos e capitanias gerais. Do Vice-Reinado do Prataoriginou-se, em parte, a Argentina. A Junta constituída declarou autonomia em relação àEspanha e discutiu a elaboração de uma magna carta seguindo as discussões produzidas pelo pensamento ilustrado do século XVIII.Contudo, houve resistência militar das tropas espanholas e o reconhecimentodessa declaração de autonomia, virtual independência, só ocorreu em nove de julho1816 no Congresso de Tucumán. Nesse processo de independência houve a formação de um governo provisórioformado por intelectuais e militares crioulos, tais como Cornelio Saavedra, JuanMatheu, Juan Larrea e Mariano Moreno. Dada a resistência dos chapetones (espanhóisno continente americano) que conduziam as forças militares oficiais, houve um processo de independência que envolveu guerras, destacando-se nas tropasindependentistas, entre outros, José de San Martín.San Martín já havia participado no continente europeu de lutas contra o domínionapoleônico na Espanha, aos poucos se envolveu com lojas maçônicas que estimulavam
1 5 1
2013-09-14T16:12:31-03:00
9 de Julho de 1816, ela ocorreu durante as guerras de independência hispano-americano que ocorreram em diversos países da América do Sul.