Se me visses morrer Os milhões de vezes que nasci... Se me visses chorar Os milhões de vezes que te riste... Se me visses gritar Os milhões de vezes que me calei Se me visses cantar Os milhões de vezes que morri E sangrei Digo-te, irmão Também tu Havias de nascer Havias de chorar Havias de cantar Havias de gritar Havias de morrer E sangrar... Milhões de vezes como eu o fiz 1- Quem é o interlocutor do eu lirico ? Indentifique no poema a expressão que justifique sua resposta. 2- Quais são as duas realidade contrapostas no poema ?

1
Alguém me ajude por favor !!
Olá. Olha, seria interessante se você tivesses colocado o nome do autor e alguns outros detalhes. Mas dei uma pesquisa e talvez eu possa ajudar.

Respostas

2013-09-15T13:23:04-03:00
1 - Como o interlocutor é aquele com quem interagimos, o interlocutor do eu lírico no poema é o europeu. Ele mostra isso no trecho: "Digo-te, irmão europeu..."

2- As duas realidade poderiam ser, talvez, a realidade do eu lírico, que é africano (de acordo com algumas pesquisas que fiz não tenho certeza) e passa por dificuldades e sofrimentos, talvez até já tenha sido escravo, e a do europeu, que possui uma vida de luxos. Não é exatamente isso, mas é por aí, só dei uma ajuda.
3 4 3