Respostas

2013-09-15T11:14:47-03:00
Olá.  Na descrição subjetiva eu acredito que fique melhor em primeira pessoa. Fiz como um exemplo.  É só não se esquecer que a descrição objetiva trata mais do material, do que é observável, se foca em retratar as coisas como estão sendo vistas. Já a descrição subjetiva ela é mais sentimental, e mais cheia de percepções sobre o mundo, opiniões e individualidade.


Descrição objetiva:  Sentadinho no chão da sala, o pequeno Matheus observava a grande janela de sua casa.  Seus grandes olhos curiosos, que aparentavam ainda maiores pelo efeito das lentes de seu óculos azuis, iam e viam em um movimento incessante, analisando toda a estrutura da janela, como se fosse um pequeno engenheiro a fazer planos.

Descrição subjetiva: Todos passavam e observavam com empatia, o pequeno bebê sentado na calçada. Ele usava grandes óculos azuis, que lhe davam um ar de gente grande e faziam resplandecer os seu meigo olhar. Sua figura atraía a todos os transeuntes que, deixando-se envolver, se sentiam admirados com aquela figura doce de um anjo. Ele era como uma visão do paraíso, tão meigo, puro e inocente. Mesmo sem saber por quê, as pessoas se enchiam de uma compaixão e desejavam levá-lo para casa, para que aquele pequeno pertencessem a elas. Eu também o queria para mim.
2 4 2
Uma correção na primeira descrição: "Seus óculos azuis"