Respostas

A melhor resposta!
2013-09-15T15:56:41-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Q = 27  = 1
       81     3

A9 = 3^4 . (3^-1)^8

a9 = 3^4 . 3^-8

a9 = 3^-4
1 5 1
2013-09-15T16:14:06-03:00
Vamos calcular primeiro a razão.

Q=\frac{27}{81}=\frac{1}{3}

Agora podemos calular qualquer termo já que sabemos que:

A_1=81
Q=\frac{1}{3}
A_n=A_1*Q^{n-1}

Então o nono termo será:

A_9=81*(\frac{1}{3})^8=81 * \frac{1}{6561} = \frac{81}{6561} = \frac{1}{81}