A clareza e a coerência do resumo são garantidas pela indicação das relações entre as ideias com uso de conectivos que melhor expressem as relações entre as ideias do texto original. É necessário ressaltar que estes elementos coesivos contribuem para a coerência textual, proporcionando assim circularidade e a tessitura necessária para que sejam asseguradas as relações de sentido. No parágrafo extraído do artigo científico Globalização e Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital, de Tania Steren dos Santos, observam-se grifados termos classificados, respectivamente, como numerais cardinais e ordinais.
Analise as afirmações acima e se posicione acerca da função destes termos no parágrafo, verificando se o uso destes conectivos contribuiu para maior entendimento do texto.

Globalização e exclusão são dois conceitos que definem duas realidades interligadas. O primeiro designa as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo, sua consequência mais visível e imediata.

1

Respostas

2013-09-15T23:36:29-03:00
Os numeros cardinais entram no lugar de não repetição de das mesmas palavras, e os ordinais para justificarem um posicionamento do outro, um fala das caracteristicas e outro de suas consequencias, é o modo de não repetição.
10 4 10