Respostas

2013-03-31T13:10:18-03:00

Inácio de Loiola foi o fundador da Societas Jesu cujo os padrões de comportamento eram militaristas, é não era para menos pois seu fundador era um militar.
Ferido na perna no cerco que os franceses puseram a cidade espanhola de Pamplona Inácio de Loiola nunca mais recuperou inteiramente os movimentos da perna ferida o que fez com que ele se voltasse para a vida religiosa.
Com seis companheiros subiu a Igreja de Montmartre ali nasceu a Ordem dos Jesuítas, isto foi em 1534 mas no início a ordem não conseguiu a confiança do papado somente em 1540 foi reconhecida pela Igreja, a premissa desta ordem ser um exército a serviço de Deus sua tarefa era a lutar pela glória de Deus.
Sendo assim a ordem estava organizada de maneira militar, o comando cabe a um "geral" eleito vitaliciamente que tem o direito de punir, inclusive com a expulsão, quelquer membro da ordem, o principal dever do jesuíta era a obediência, devia cumprir as determinações dos seus superiores sem questionar.
Uma história rápida pra você sentir o drama:

Um dia um membro da ordem que era de elevada categoria veio dizer a Inácio de Loiola que sua cela, cela são os aposentos dos membros, era dividida com mais um e por isso o espaço era muito pequeno.
Loila ouviu tudo com atenção e prometeu que resolveria o problema, a noite quando o jesuíta foi dormir encontrou não só seu companheiro habitual como também mais três jesuítas que iriam dalí por diante dividir a cela com eles, não pode fazer outra coisa senão aceitar a situação.
Enfim a missão dos jesuítas era, em uma época de apostasia como o século XVI, salvaguardar a Igreja e defendê-la até a morte, eram tão combativos e ferrenhos em seus ideais que os seus inimigos batizaram a ordem de " a guarda negra do papa", negra em virtude do manto negro que usavam quando em pregação

1 5 1