Respostas

A melhor resposta!
2013-09-16T17:02:17-03:00

O GRANDE DESAFIO (The Great Debaters, 2007 – link na fonte)

Produzido por Oprah Winfrey e inédito nos cinemas do Brasil, ''O Grande Desafio'' foi o segundo longa-metragem dirigido por Denzel Washington e conta a história de um nome importante do movimento dos direitos civis americano nos anos 1960, James Farmer Jr.

O filme, no entanto, se passa em 1935, em Marshall, Texas, onde Farmer nasceu: uma cidade marcadamente racista em que não é incomum ocorrerem linchamentos de negros. Ele está com 14 anos e já cursa faculdade, a Wiley College, metodista e frequentada apenas por negros.

Tido como garoto-prodígio, Farmer é levado com rédea curta pelo pai (Forest Whitaker), educador e teólogo, que vigia seus estudos. Na faculdade, empolga-se com as aulas do poeta Melvin Tolson (Washington), uma espécie de professor de oratória que ensina seus alunos a debater. Farmer vem a integrar o grupo dos quatro melhores debatedores da classe, do qual faz parte também uma garota de outra cidade por quem se interessa. Mas ela está interessada em outro membro do quarteto.

O time formado por Tolson deve representar a faculdade em concursos de debates com alunos de outras instituições, cada vez mais elitizadas, até chegarem a competir com os colegas de Harvard. Como se está no período do New Deal do presidente Franklin Roosevelt, os debates giram em torno de temas como o estado de bem-estar social e a desobediência civil. 

Paralelamente, e sem que nem mesmo sua mulher saiba, Tolson tenta organizar em sua retrógrada cidade um sindicato dos arrendatários e trabalhadores de terras, enfrentado a oposição abertamente violenta dos proprietários e do xerife. Chega a ser preso por isso, o que causa problemas no grupo de debates.

De início, parece que o filme vai se encaminhar para um conflito entre os personagens de Washington e Whitaker (o jovem ator que faz o papel de Farmer chama-se, incrivelmente, Denzel Whitaker). Mas ele não se concretiza, e a história corre morna. O pior, no entanto, é o desfiar de clichês. Nesse filme, os personagens dizem sem a menor ironia frases como ''a derrota nos fortalece'' e ''não desista nunca''. O professor ensina aos alunos que não há por que temer adversários quando se está do lado da verdade e de Deus.

Washington é um diretor de um convencionalismo inveterado. É curioso como atua mal sob a própria orientação, ao contrário do que costuma acontecer nos filmes de outros diretores. Apesar de tudo isso, ''O Grande Desafio'' chegou a ser indicado ao Globo de Ouro de melhor drama, o que só pode ser atribuído ao tema edificante e politicamente oportuno no apagar das luzes do governo Bush.
2 5 2