Respostas

2013-09-16T18:56:44-03:00
Considere:
Z = numero de protons (=numero atomico)
N = numero de neutrons
A = Numero de massa

Temos a seguinte "fórmula":

A=Z+N ou N=A-Z ou ainda, Z=A-N

Assim:
Z = 3x + 5
A = 8x 

Substituindo estes valores na segunda formula, temos:
N = 8x - (3x +5)

Porém, ela já nos disse que o número de neutrons é N = 6x - 30.

Então, basta igualarmos um ao outro:

8x - (3x + 5) = 6x - 30

Resolvendo, temos:
5 x - 5 = 6x - 30
25 = x

Mas ainda não acabou, agora que conhecemos x, substituimos nas equações dadas. Então teremos:

Numero de protons = Z = 3x + 5 
= 75 + 5
= 80

Numero de neutrons = 6x - 30
= 150 - 30
= 120

Refaça, conferindo se as contas estão corretas, ok?


4 5 4
A melhor resposta!
2013-09-16T19:01:53-03:00
Bom, sabemos que o número de massa é a soma do número de prótons (número atômico) e do número de nêutrons, logo:
(3x +5) + (6x - 30) = 8x
resolvendo a equação temos
9x - 25 = 8x
x = 25

o número atômico é igual ao número de prótons, então:
3*25 + 5 = p
p =80
 
Nêutrons
6*25 - 30 = n
n = 120

Massa
8*25 = 200
5 5 5