Respostas

2013-09-16T19:53:55-03:00
A geografia do Paraná é um domínio de estudos e conhecimentos sobre os aspectos geográficos do território do estado do Paraná, no Brasil.O estado ocupa uma área de 199.880 km²,1 estendendo-se do litoral ao interior, localiza-se a 51º00'00" de longitude oeste do Meridiano de Greenwich e a 24º00'00" de latitude sul da Linha do Equador e com fuso horário -3 horas em relação a hora mundial GMT.2 Três quartos de seu território ficam ao sul do Trópico de Capricórnio. No Brasil, o estado faz parte da região Sul, fazendo fronteiras com os estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e dois países: Paraguai e Argentina. É banhado pelo oceano Atlântico.3Apresenta uma estreita planície no litoral, e a serra do Mar é a borda dos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. Após a Depressão Periférica, no centro-leste do estado, surgem os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Originalmente, cerca de metade do território paranaense era recoberto pela Mata de Araucárias. Nas partes mais elevadas dos planaltos, manchas de campos são comuns.4Os rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná drenam a quase totalidade do estado. Os principais cursos d’água são, além do próprio rio Paraná, o Paranapanema, o Iguaçu e o Ivaí. O clima paranaense é predominantemente subtropical úmido. A temperatura varia entre 14°C e 22°C, e o clima é mais frio na porção sul planáltica. Os índices pluviométricos oscilam de 1.500 mm a 2.500 mm anuais.4O Estado do Paraná está localizado na mesma latitude que o litoral sul da Namíbia, a uma distância de 6 035 km entre Matinhos (Brasil) e Lüderitz (Namíbia), por via marítima.
2 5 2
A melhor resposta!
2013-09-16T20:15:07-03:00
A geografia do Paraná é um domínio de estudos e conhecimentos sobre os aspectos geográficos do território do estado do Paraná, no Brasil.O estado ocupa uma área de 199.880 km²,1 estendendo-se do litoral ao interior, localiza-se a 51º00'00" de longitude oeste do Meridiano de Greenwich e a 2
4º00'00" de latitude sul da Linha do Equador e com fuso horário -3 horas em relação a hora mundial GMT.2 Três quartos de seu território ficam ao sul doTrópico de Capricórnio. No Brasil, o estado faz parte da região Sul, fazendo fronteiras com os estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e dois países: Paraguai e Argentina. É banhado pelo oceano Atlântico.3
Apresenta uma estreita planície no litoral, e a serra do Mar é a borda dosPlanaltos e Serras de Leste-Sudeste. Após a Depressão Periférica, no centro-leste do estado, surgem os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Originalmente, cerca de metade do território paranaense era recoberto pela Mata de Araucárias. Nas partes mais elevadas dos planaltos, manchas de campos são comuns.4Os rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná drenam a quase totalidade do estado. Os principais cursos d’água são, além do próprio rio Paraná, o Paranapanema, oIguaçu e o Ivaí. O clima paranaense é predominantemente subtropical úmido. Atemperatura varia entre 14°C e 22°C, e o clima é mais frio na porção sul planáltica. Os índices pluviométricos oscilam de 1.500 mm a 2.500 mm anuais.4O Estado do Paraná está localizado na mesma latitude que o litoral sul daNamíbia, a uma distância de 6 035 km entre Matinhos (Brasil) e Lüderitz(Namíbia), por via marítima.5 isso park
3 4 3