Respostas

A melhor resposta!
2013-09-17T10:13:03-03:00
 A Independência do Brasil não se definiu com o discurso de D. Pedro I em Sete de Setembro de 1822. O Grito do Ipiranga foi, na verdade, um grito de guerra e ela ocorreu no Norte e Nordeste do País. As lutas no Recôncavo baiano foram as mais sangrentas e a Independência da Bahia teve um papel chave na consolidação da Independência do Brasil. A Bahia foi o último foco de todo o processo da Independência do Brasil. Dia 2 de julho é na verdade uma data simbólica da entrada do Exército brasileiro na cidade de Salvador, pois a guerra estava ganha. Desta forma consolidou-se a Independência do Brasil e definitivamente anulou-se quaisquer possibilidades de criar uma  unidade de apoio para uma intervenção de novo domínio oriunda da Europa.
1 5 1
2013-09-17T10:14:00-03:00
Independência da América Espanhola, Napoleão no poder da França, o bloqueio continental, Emancipação das colônias, A política econômica da Espanha.

O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais. 
1 1 1