Respostas

2013-09-17T17:08:01-03:00
No ano de 395 pressionado por invasoes militares e por uma grave creise beconomica o imperador teodosio dividiu a administraçao do imperio romano entre seus dois filhos arcadio recebeu o governo do oriente e honorio recebeu o governo do ocidente
Ao contrario das divisoes anteriores que foram meramente administrativas conservando a integridade da civilizaçao romana a partilha realizada por teodosio acabou  por criar dois estados independentes e que sofreram destinos muitos diferentes enquanto o imperio ocidental desintegrou-se menos 100 anos depois invadido pelos povos barbaros o imperio romano conseguiu manter sua autonomia.
26 4 26
A melhor resposta!
2013-09-17T18:13:10-03:00
A organização política do Império Bizantino está caracterizada pela Monarquia hereditária, teocrática e cesaropapista. O governo é extremamente centralizador e intervencionista. Há um controle rígido do Imperador sobre a Igreja, exército, corte, administração, sistema fiscal e econômico. Seu centro político era Constantinopla, pois comandava uma vasta região e muitos povos. Vejamos com mais detalhes a vida politica dos Bizâncios.
Em 457 tem o início a Dinastia Leonina. Entretanto, em 527, o Império de Justiniano é que mais vai se destacar, pois é com ele que o Império Bizantino viverá seus melhores dias. Para ter uma melhor governabilidade aprimorou as leis do Império Bizantino e assim surgiu o Corpus Júris Civilis, que era marcado por:
•Código Justiniano – Conjunto de todas as Leis.
•Digesto ou Pandecta – Comentários, opiniões dos juristas romanos.
•Institutas – Resumo de todas as leis para estudantes
•Novelas ou Autênticas – Novas Leis.
Os objetivos de Justiniano eram:
• Unir o Oriente com o Ocidente por meio da Religião, para tanto se fazia necessário vencer e superar as diferenças doutrinárias e acabar com o paganismo.
•Buscar um desenvolvimento arquitetônico e cultural.
•Para tanto se fazia necessário o aumento de impostos.
Com a morte de Justiniano inicia-se a lenta decadência do Império. Isto porque os sucessores não conseguiram manter o esplendor que Justiano teve outrora. O Império também começou a enfraquecer com ataques externos.

17 4 17