Respostas

2013-09-17T23:50:23-03:00
É possível perceber esta situação da seguinte forma, durante mais ou menos seis a oito meses tentar averiguar qual a duração dos teus ciclos menstruais.

Ajuda por exemplo marcar todos os meses num calendário o dia em que te aparece a menstruação, e marca também os dias em que se esta menstruada (isto é, marca no período num calendário todos os meses)

Uma vez feita esta contagem, subtrai-se ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias. A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual ela se encontra no período mais fértil dos seus ciclos.

Por exemplo, imaginemos que o ciclo mais curto é de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias. Então,

26 – 18 = 8 e,

30 – 11 = 19, quer isto dizer que os dias mais férteis são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo.

Não esquecer que, neste exemplo, falamos do 8º dia do ciclo, ou seja o 8º dia a contar desde que apareceu a menstruação, isto porque estamos a dar como exemplos ciclos irregulares, ou seja, que oscilam entre 26 e 30 dias. No caso de um ciclo normalizado este tem uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação ao 14º.dia, por uma questão de precaução dever-se-à considerar como período de risco de gravidez entre o 11º. e o 17º dia.

E o ciclo: Um ciclo começa no primeiro dia do aparecimento da menstruação e termina quando se inicia novo ciclo, ou seja, o 1º dia de menstruação seguinte. Estes dias podem variar de mulher para mulher, assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo.

É assim que a mulher pode considerar se os seus ciclos são regulares ou irregulares. O período menstrual dura normalmente entre 3 a 5 dias.
2013-09-18T01:27:55-03:00
O ciclo menstrual ocorre todos os meses e em cada ciclo, o corpo está sendo preparado para uma gravidez.

Cada mês, o endométrio (forro do útero) se engrossa e se prepara para acolher um óvulo fecundado.

Entre 15 e 20 óvulos começam à amadurecer dentro de cada ovário. Cada óvulo está fechado dentro de seu próprio folículo. Os folículos produzem estrogênio, o hormônio necessário para a ovulação. Todos começam a amadurecer e aquele que atingir a maturação necessária, é liberado pelo ovário.

Entre maturação e liberação, é levado em média um tempo de duas semanas mas, pode levar entre oito dias a um mês completo para ocorrer a liberação do óvulo. (Às vezes até mais tempo).

Se não ocorrer a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide), a produção de hormônios cessa e esta parte do endométrio que engrossou se desprende dando início à Menstruação. Logo após outro ciclo será iniciado.

Este processo é dividido em três fases:

1. Parte inicial do ciclo, onde os ovários amadurecem óvulos e o endométrio se engrossa.

2. Em 14 dias (aproximadamente) após a última menstruação, um óvulo é liberado. O endométrio está grosso e esponjoso.

3. O óvulo viaja através da trompa de Falópio e o folículo que o protegia, se rompe e o óvulo agora é um corpo amarelo, "corpus luteum". O corpus luteum começa a liberar o homônio chamado progesterona que pára a possível liberação de outros óvulos até o próximo ciclo menstrual.

O corpus luteum tem uma vida limitada entre 12 à 16 dias. Raramente essa quantidade de dias varia de mulher para mulher.

O ciclo menstrual se conta do primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao começo da próxima menstruação. A duração de cada ciclo varia para cada mulher. Pode variar entre 21 e 90 dias, embora normalmente se encontra entre 28 e 32 dias. O ciclo pode modificar-se ao longo da vida da mulher.