Respostas

2013-09-18T12:24:40-03:00
PA é Progressão Aritmética... Vc tem um valor inicial e vai adicionando ou subtraindo um valor fixo... e os resultados são chamados de termos da PA
Um exemplo pode ser:
(-8, -5, -2, 1, 4, 7, 10, 13)
Nessa PA primeiro tero é -8, a razão é 3 pq se adiciona 3 a cada valor... e os outros números são os termos!!!

2 1 2
A melhor resposta!
2013-09-18T12:52:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS

Dada uma P.A.(2,5,8...), Calcule o 6° termo:

sabemos que se subtrairmos o 2° termo do 3° da 3, se subtrairmos o 1° do 2° da 3;
a essa constante que não muda de um termo a outro chamamos de razão da P.A., onde, o primeiro somado à razão, resulta no 2°, o 2° somado a razão, resulta no 3° e assim sucessivamente.

Para descobrirmos o 6° termo, basta somarmos o 3° pela razão, o 4° pela razão, o 5° pela razão, que dará para nós o resultado, mas torna-se muito trabalhoso, este processo; para isto utilizamos uma fórmula capaz de reduzir esse trabalho, e é dada por:

Fórmula do termo Geral da P.A.

An=a1+(n-1)*r

com esta fórmula seremos capaz de descobrir com menos trabalho.
Primeiramente, vamos identificar os termos da Progressão acima:

a1=2
An= não sabemos
n número de termos é 5
e a razão já sabemos que é 3

substituindo estes valores na fórmula do termo geral:

An=a1+(n-1)*r
A6=2+(6-1)*3
A6=2+5*3
A6=17 

desta forma é bem mais fácil de resolver, ao invés de, ficarmos fazendo somas trabalhosas.

espero ter ajudado
2 3 2