(UFRJ) uma mulher que não consegue ter filhos poque a mulher< apesar de produzir óvulos normais, possui o útero atrofiado (útero infantil). Uma amiga se dispõe a desenvolver um seu útero o embrião do filho do casal, obtido por fecundação em laboratório. essa amiga< no entanto, é portadora de uma doença hereditária. Há possibilidade de essa doença ser transmitida a criança ? justifique sua resposta.

2

Respostas

2013-09-18T20:58:05-03:00
Não, porque as doenças genéticas encontram-se, como o nome indica, nos genes.
Ora, o material genético é doado pela mãe da criança e pelo pai da criança. Assim, essa amiga não participará com nenhum material genético, não afetando o desenvolvimento da criança.
2 4 2
2013-09-18T21:01:41-03:00
Não. Pois uma doença hereditária é aquela cuja é passada de pai para filho, ou seja, aquela doença está presente no DNA, nos cromossomos, no fenótipo. Logo, vejamos: Se ela se ofereceu como barriga de aluguel, a única função dela será de desenvolver a criança. Na fecundação, o espermatozoide será do homem, e o óvulo da mulher que não pode engravidar. No casal. A mulher só irá receber a criança, que se desenvolverá no útero dela. Os genes, que são formados por 50% do pai e 50% da mãe, não apresentam essa doença hereditária, já que na verdade, esses 50% de informações genéticas da mãe são da mulher que não pode engravidar, e não da amiga.
2 5 2