Respostas

2013-09-19T17:52:16-03:00
Introdução 
Resumo teórico para situar a experiência. Exposição dos conceitos teóricos que vai usar. Referencias a literatura pertinente (Livros texto, livros de referencia, internet, etc.) 
Objetivos 
Descrição sucinta do que se pretende obter da experiência. 
Equipamento 
Descrição do equipamento e/ou diagrama do arranjo experimental. 
Procedimento Experimental 
Descrição do procedimento seguido em aula. Isto é, descrever o que você fez, não necessariamente o procedimento proposto, justificando e discutindo a escolha. Avaliação ou estimativa dos erros nos dados devido aos aparelhos e procedimentos usados. 
Dados Experimentais e Análise 
Apresentação dos dados coletados, através de tabelas, gráficos etc. Tratamento dos dados brutos (usando algum modelo teórico), chegando a valores finais, junto com a avaliação final do erro. Não é necessário e nem deve ser indicada cada conta efetuada. Mas, deve ficar claro como chegou ao resultado. 
Conclusões 
Discussão dos resultados obtidos. Sempre que possível, comparar os resultados com os conhecidos ou esperados teoricamente. Se usou vários métodos, comparar os métodos. 
Para experiências simples, os items Introdução e Objetivos podem muito bem ser tratados em um único seção. Da mesma maneira, poderia juntar o descrição do equipamento com o procedimento experimental. Em todos os ítens, pode e deve se referir aos livro textos, a sites no internet e à própria guia da experiência. 

No curso laboratório de física para ciências biológicas, não vamos fazer relatórios completos. Para cada experiência, vamos indicar qual partes de um relatório vai elaborar. Em particular, quase nunca vamos pedir a introdução, objetivos e descrição do equipamento. Muito mais importante é a descrição como obteve os seus resultados, a apresentação dos resultados (por meio de tabelas e gráficos) de maneira que convence o professor dos seus conclusões. Vai indicar quanto confiancia tem nos seus resultados e conclusões. 
1 5 1