Ai gente estou dando muitos pontos entao deem seu melhor!
por favor me ajudem é para amanhã de manhã!
os sambaquieiros("autores" dos sambaquis) tinham um estilo de vida, obviamente.
de mais ou menos 10 exemplos de cada:
1-comida dos sambaquieiros:
2-palavras tupis que fazem parte do nosso vocabulario
3-objetos que confeccionavam e utilizavam
4-curiosidades sobre eles

2

Respostas

2013-09-19T23:58:58-03:00
1-alimentavam-se de moluscos, frutos silvestres e caça de pequenos animais,peixes
2-
do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas" também conhecidos como cascaisconcheiroscasqueiros,berbigueiros 
3-
confeccionavam agulhas, colares, pulseiras e praticavam rituais.
4-t
inham o costume de acumular os restos de alimentos, enfeites que usavam no corpo e artefatos quebrados e inteiros no entorno de sua moradia,realizar sepultamentos no próprio sambaqui, com o tempo era aplainado o terreno e rearrumada a camada de cima do local.
2 5 2
2013-09-20T02:01:44-03:00
Ooh,pra começar ..eles foram os primeiros habitantes do litoral.Mas vamos lá:
1_>peixes, berbigões (molusco ), moluscos, crustáceos, vegetais e pequenas caças também compunham sua dieta.
2->o nome sambaqui é derivado de duas palavras tupis:
 tamba, que quer dizer conchas, e ki significando amontoado.
3->
Por exemplo, objetos como raspadores de conchas e facas de pedra encontradas nos sambaquis sugerem que eles fabricavam no próprio local objetos de madeiracouro e fibra. Os batedores, suportes de pedra e a grande quantidade de lasquinhas indicam a fabricação de objetos de pedras. Os restos de fogueiras mostram que também lá preparavam alimentos e se aqueciam.
4->*
Entre as características físicas mais marcantes dos sambaquieiros estão as diferentes alturas nos esqueletos de homens, com uma média de 1,60m, e mulheres, com 1,50m, ambos vivendo 30 a 35 anos em média.
*
Outra característica importante é o desgaste de algumas regiões da arcada dentária, que aponta o costume dos sambaquieiros consumirem alimentos duros e abrasivos, o que poderia ter causado dores de dente e abscessos.
*
As datações indicam que os últimos sambaquis abrigaram populações até cerca de 1,5 mil anos atrás, período da chegada dos colonizadores europeus ao Brasil.
*
No nordeste praticamente não existem mais vestígios de sambaquis, confome explica a arqueóloga Deisi de Farias, da Universidade do Sul de Santa Catarina. Nessas áreas os sítios foram destruídos, principalmente por representarem uma rica fonte de cal, usada na construção de casarios até a década de 1960, quando surgiu a lei federal 3.925.
*
 Esses povos, tinham o costume de acumular os restos de alimentos, enfeites que usavam no corpo e artefatos quebrados e inteiros no entorno de sua moradia. 
*
Outro hábito comum era o de realizar sepultamentos no próprio sambaqui, com o tempo era aplainado o terreno e rearrumada a camada de cima do local.
1 5 1