Porcentagem

O preço de uma chapa de madeira vai aumentar 29%. Calcule de quantos por cento será esse aumento, sabendo-se que atualmente a chapa custa R$ 14,00.

Descubra o preço de uma chapa de madeira, sabendo que um aumento de R$ 3,60 representa 18% do seu preço.

2
Na primeira pergunta, é "calcule de quantos por cento será esse aumento"? ou para que valor irá?
calcule de quantos por cento será esse aumento
Então, a resposta já está na própria pergunta, que diz que o aumento será de 29%.
Então é "para que valor irá"

Respostas

2013-09-20T12:49:29-03:00
100% --- 14,00               100x=29x14    x=406/100   x=4,06        R$ 14,00 + R$ 4,06 =   29% --- x                                                                                         R$ 18,06


18% --- 3,60        18x=3,60x100    x=360/18     x=20  R$ 20,00
100% --- x

2 2 2
Daonde veio o 3,60?
corresponde a 18% do valor da chapa. Está no enunciado da questão.
Ah! Me desculpe é que eu não percebi que já era a outra conta
Sem problemas!
A melhor resposta!
2013-09-20T14:13:51-03:00
A Primeira...
14\times0,29 ou para facilitar faz 14\times(0,30-0,01)

14\times(0,30-0,01)=4,20-0,14=4,06
Após o aumento o preço será 14,00+4,06=18,06

A segunda:
3,60=18%x ou 3,60=0,18x

Inverte para facilitar o cálculo
0,18x=3,60 é o mesmo que \frac{18}{100}x=\frac{360}{100}

Como os denominadores (100) são iguais e se trata de uma igualdade elimine-os.

18x=360 (Como 18 está multiplicando x (por estar junto da letra) antes do igual, passa ele para o outro lado dividindo 360)

x=\frac{360}{18}
x=20

O preço é R$20,00
2 5 2