Respostas

2013-09-20T14:45:08-03:00
No inicio do século XX,a Rússia estava em uma péssima situação econômica e social. Sua economia era baseada na agricultura; 80% de sua população vivia na área rural. Os camponeses trabalhavam em péssimas condições, até mesmo no duro inverno russo  de -25ºC usando roupas finas e eram obrigados a pagar altas taxas de impostos para czar Nicolau II. Os poucos operários das fábricas russas também viviam em situações críticas.
 Em 1905 houve uma manifestação pacífica entre milhares de operários, em busca de melhores condições de sociais. No entanto Nicolau II ordenou que seus guardas eliminassem os manifestantes. esse episódio ficou conhecido como "Domingo Sangrento". Mesmo com todos esses problemas sociais, econômica e política a Rússia participou da primeira guerra mundial. os gasto com a guerra agravaram mais o clima de tensão no país. A grave situação que a Rússia passava (fome,miséria,repressão) agravadas e pelas baixas causadas pela primeira guerra mundial, revoltou a população, eclodindo em manifestações reivindicavam melhores empregos, salários, condições de vida e um governo mais justo e democrático.
 A situação da Rússia ficou tão grave que os próprios homens de Nicolau II tiveram que lutar ao lado da população russa, a situação tornou-se insustentável resultando na queda de czar em 8 de março de 1917 e na instalação de um governo provisório comandado pela burguesia. O novo governo adotou uma série de medidas liberais como anistia política.
 No entanto a Revolução Russa, com Lênin, um revolucionario e líder do Partido Comunista. Segundo ele o governo provisório serviria apenas como um instrumento de dominação da burguesia. Desta forma com bolcheviques oferecendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho Lênin assumiu o poder e implantou um conjunto de mudanças do cunho social, político e econômico conhecido como Socialismo.
  As principais consequências da Revolução Russa foram o surgimento do URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas) a consolidação dos movimentos operários e o avanço do socialismo em varias partes do mundo.
 Fonte: Historiadetudo.com