DADOS DA QUESTÃO Os organizadores textuais (conectivos) são fundamentais para a clareza e a coerência dos gêneros da esfera acadêmica, no caso específico, a resenha, contribuindo para relacionar as ideias da obra e destacar o posicionamento do resenhista quanto ao escrito. A seguir vai uma lista com alguns conectivos e as relações que eles podem estabelecer entre uma ideia e outra: Ordem Natureza Conectivos 1 Adição E, nem, também, não só... mas também. 2 Alternância Ou...ou, quer... quer, seja... seja. 3 Causa Porque, já que, visto que, graças a, em virtude de, por (+ infinitivo). 4 Conclusão Logo, portanto, pois. 5 Condição Se, caso, desde que, a não ser que, a menos que. 6 Comparação Como, assim como. 7 Conformidade Conforme, segundo. 8 Consequência Tão...que, tanto...que, de modo que, de sorte que, de maneira que. 9 Explicação Pois, porque, porquanto. 10 Finalidade Para que, a fim de que, para (+infinitivo). 11 Oposição Mas, porém, entretanto, embora, mesmo que. (Extraído do texto teórico ED 2/Comunicação e Expressão/2013/2) Com base no conceito de organizadores textuais e na lista de conectivos apresentada, analise o marcador em destaque e selecione a sua natureza, justificando a resposta, em conformidade com a relação estabelecida entre uma ideia e outra, no parágrafo abaixo.
A tendência do sistema capitalista à expansão contínua das forças produtivas é algo inato à sua constituição. No entanto, contraditoriamente, os obstáculos decorrentes das relações de produção (apropriação privada dos meios e riquezas geradas), explicam as constantes crises do sistema, cujas implicações hoje são mundiais.

1

Respostas

2013-09-22T06:39:27-03:00
Questao 3 
Analise as afirmações acima e se posicione acerca da função destes termos no parágrafo, verificando se o uso destes conectivos contribuiu para maior entendimento do texto. R: O uso destes conectivos contribuiu para maior entendimento do textopois os numeros cardinais entram no lugar de não repetição de das mesmas palavras, e os ordinais para justificarem um posicionamento do outro, um fala das caracteristicas e outro de suas consequencias, é o modo de não repetição. facilitando assim o entendimento do texto