As turmas A,B eC do sexto ano de uma escola participarão de um sorteio pra definer o ganhador de uma ingresso de cinema.Como ha 93 alunis no total as professoras reuniram em filas de acordo como as turmas e distribuiram cartões numerados de 1 a 93 conforme indica o esquema.

A B C

1 2 3

4 5 6

7 8 9

10 11 12

. . .

. . .

. . .

JULIANA, que e a vigesima oitava aluna da fila da turma B,vai receber que numero.

Me ajudem a fazer a conta por favor.

Obrigada

2
filas cada clsse
filas cada classe

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-20T18:36:30-03:00
Pegue um número pequeno para você fazer a semelhança. Veja que em cada fileira a diferença dos números é de 3. Perceba que a terceira pessoa da fila B ficou com o número 8 e a quarta com o número 11. 
11-8=3

Pegue a terceira pessoa da fila C como exemplo, o número dela é nove, mas como descobrir sem fazer a distribuição? se a diferença é de 3 pegue o número da pessoa e multiplique por 3. Ou seja ela é a terceira pessoa, multiplique o 3 (por ser a terceira pessoa) e pegue o 3 que é a diferença entre os números da mesma fila. 3x3=9
Então o número da terceira pessoa da fila C é 9.
Você deve fazer a mesma coisa com a fila B, mas você vai tirar um número, Exemplo: quarta pessoa da fila B.
4x3= 12    (vai ser 12-1=11) 

Então se for a vigésima oitava da fila B vai ser: 28x3=84  
O número vai ser 84-1= 83 
2 5 2
2013-09-20T19:09:04-03:00
Temos uma Progressão Aritmética
PA(2,5,8,11................A28)
a1 = primeiro termo = 2
r = razão = 3
n = número do termo = 28
An = último termo = ?

An = a1 + (n - 1).r
A28 = 2 + (28 - 1).3
A28 = 2 + (27).3
A28 = 2 + 81
A28 = 83
1 3 1