Respostas

2013-09-20T17:52:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

(x-5)  + (1-2x)  = (3-x)         mmc= 20
  10           5            4
2(x-5)  + 4(1-2x)  = 5(3-x)   
2x - 10 + 4 - 8x = 15 - 5x
       8x -5x - 2x = - 10 + 4 - 15
                x = - 21 

A melhor resposta!
2013-09-20T18:36:00-03:00
<span>\frac{x-5}{10}+\frac{1-2x}{5}=\frac{3-x}{4}

10, 5 e 4 são denominadores. Multiplique todos os termos por 10\cdot5\cdot4

10\cdot5\cdot4\frac{x-5}{10}+10\cdot5\cdot4\frac{1-2x}{5}=10\cdot5\cdot4\frac{3-x}{4}

Cada termo tem um valor que multiplica, que também divide. Elimine esses valores pois dará o elemento neutro da multiplicação (1). E qualquer número veze 1 é o próprio número.

5\cdot4\cdot(x-5)+10\cdot4\cdot(1-2x)=10\cdot5\cdot(3-x)

20\cdot(x-5)+40\cdot(1-2x)=50\cdot(3-x)

20, 40 e 50 são divisíveis por 10. Ficará 2, 4 e 5

2\cdot(x-5)+4\cdot(1-2x)=5\cdot(3-x)
2x-10+4-8x=15-5x

Organiza a equação pondo os termos semelhantes no mesmo membro
2x-8x+5x=15+10-4
-x=21

Busca-se o valor de x e não de -x. Troca todos os sinais.

x=-21
2 5 2