Respostas

2013-09-20T18:05:29-03:00
Na grandeza diretamente proporcional, as grandezas sobem juntamente ou descem juntamente.
Ex: Produzir x quantidade de pão e ganhar x quantidade pela venda. Se eu produzir mais pão, ganharei mais reais. Se produzir menos, ganharei menos. Isso é uma grandeza proporcional.

Na inversamente proporcional, uma desce e a outra sobe. 
Ex: Pedreiros e x dia para construir certos muros. Se a quantidade de pedreiros aumentar, a quantidade de dias para acabar o muro diminuirá. Se a quantidade de dias aumentar, ou seja, o prazo for grande, menos pedreiros precisarei.

O quê muda? Se você for fazer uma divisão diretamente ou inversamente proporcional, especialmente na inversamente proporcional, os valores que você usar vão ser invertidos.
Ex: Divida 2, 5 em uma divisão inversamente proporcional.
 \frac{1}{2} ; \frac{1}{5}
Logo, ficará em "forma de fração".

O quê muda na regra de três simples ou composta?

Se a relação entre as grandezas forem inversamente proporcionais, você multiplicará verticalmente, e não na diagonal. Ex:

 \frac{3}{5} = \frac{x}{9} \\\\\ 3x = 45

2 4 2
2013-09-20T18:06:34-03:00
Vai depender do enunciado  , lembrando que o conceito de um número inverso é x=x/1 o inverso é x=1/x exemplo inverso de 10 é  1/10 0.1. É bastante comum valores inversos em matemática financeira.
Se você está querendo saber quando que é diretamente o inversamente proporcional. Basta lembrar que diretamente proporcional, se uma grandeza aumenta o valor logo a outra também irá, Inversamente já é o inverso se uma grandeza aumenta a outra desce. 
2 3 2