Respostas

2013-09-21T11:38:15-03:00
1º - Olha a imagem que eu fiz, cortei no meio, fiz 2 triângulos. Ao cortar, vai dividir o angulo reto, formando dois ângulos de 45. Ai você vai usar Tangente.
Tg =  \frac{cto oposto}{cto adj}

Tg 45 =  \frac{6}{x}

 \frac{1}{1} =  \frac{6}{x}
x = 6

O segundo não consegui.

3º Observe a imagem.
primeiro você vai descobrir o x fazendo a tangente de 45:
tg 45 = 
 \frac{4}{x}

 \frac{1}{1} =  \frac{4}{x}
x = 4

Agora você vai descobrir o y fazendo Pitágoras:
y² = 4² + 4²
y² = 16+16
y =  \sqrt{32}
y = 4 \sqrt{2}

Agora que descobriu o y você vai usar seno de 30 para descobrir o valor do C:
sen 30 =  \frac{c}{4 \sqrt{2} }

 \frac{1}{2} =  \frac{c}{4 \sqrt{2} }

2c = 4 \sqrt{2}
c =  \frac{4 \sqrt{2} }{2}
c= 2 \sqrt{2}

Para descobrir o valor de B você vai usar seno de 60:
sen 60 =  \frac{b}{4 \sqrt{2} }

 \frac{ \sqrt{3} }{2} = [tex] \frac{b}{4 \sqrt{2} }

2b = 4 \sqrt{6}
b=  \frac{4 \sqrt{6} }{2}

b= 2 \sqrt{6}  


2 4 2
A melhor resposta!
2013-09-21T11:54:00-03:00
Primeiro é preciso ter a tabela trigonométrica dos ângulos notáveis (30°, 45° e 60°) e também fazer ajustes nas figuras... observa no anexo

a)tg(60^{\circ})=\frac{x}{6}
\frac{\sqrt{3}}{1}=\frac{x}{6}
x=6\sqrt{3}

b)
Os dois triângulos têm em comum um ângulo de 90° e um de 60°. Entende-se que o outro é de 30°. São figuras semelhantes...
sen(30^{\circ})=\frac{m}{8}
\frac{1}{2}=\frac{m}{8}
2m=8\Rightarrow m=\frac{8}{2}=4


cos(30^{\circ})=\frac{h}{8}
\frac{\sqrt{3}}{2}=\frac{h}{8}
2m=8\sqrt{3}\Rightarrow m=\frac{8\sqrt{3}}{2}=4\sqrt{3}

c)cos(45^{\circ})=\frac{4}{x}
\frac{\sqrt{2}}{2}=\frac{4}{x}
\sqrt{2}x=8\Rightarrow x=\frac{8}{\sqrt{2}}\cdot \frac{\sqrt{2}}{\sqrt{2}}=\frac{8\sqrt{2}}{2}=4\sqrt{2}
 
sen(30^{\circ})=\frac{c}{x}
\frac{1}{2}=\frac{c}{4\sqrt{2}}
2c=4\sqrt{2}\Rightarrow c=\frac{4\sqrt{2}}{2}=2\sqrt{2}

cos(30^{\circ})=\frac{b}{x}
\frac{\sqrt{3}}{2}=\frac{b}{4\sqrt{2}}
2b=4\sqrt{6}\Rightarrow x=\frac{4\sqrt{6}}{2}=2\sqrt{6}
 
3 4 3