Respostas

2013-09-22T14:14:12-03:00
Hidrocarbonetos- potencial canceríge­no

Óxido de nitrogênio (NO)-provoca irritação e inflamação nas vias respiratórias, reduz a capacidade do sangue no transporte de oxigênio, podendo causar enfisema e redução das defesas do organismo.

Dióxido de enxofre (SO2)- provocando tosse, sufocação e uma inflamação importante no pulmão. O gás contribui para o agravamento da asma e da bronquite crônica.

Ozônio (O3)- inspirado por pacientes previamente doentes, pode levar a crises de asma e bronquite, por ser irritante nas vias respiratórias.

Monóxido de carbono (CO)- em pacientes com coração previamente doente ou em casos de diabetes, hipertensão e colesterol alto, há comprometimento do coração, levando a infarto, à angina e até à arritmia. 

Material particulado-  pode provocar inflamação pulmonar, crise de asma e bronquite crônica e provocar infecção.  


2 3 2
2013-09-22T14:56:34-03:00
Podemos citar em primeiro lugar o CO2 que é proveniente da queima de combustíveis fósseis, este CO2 excedente na atmosfera entre outros fatores está agravando o processo de aquecimento global que pode prejudicar diversas espécies, entre elas o próprio homem.
Um outro poluente do ar são os compostos de enxofre, quando são inalados causam diversos males à saúde, por exemplo, o gás sulfídrico (H2S), quando inalado em grandes quantidades pode causar o desmaio e a morte, outro detalhe é que eles acabam reagindo com a água causando chuva ácida, os compostos de enxofre normalmente tem cheiro de ovo podre, no caso do (H2S), ainda por cima é explosivo. 
1 5 1