1-Um produto teve seu preço reajustado de R$ 125,00 para R$ 148,00.Qual foi a taxa porcentual de aumento?

2-Em uma residência, a conta de luz baixou de R$ 54,00 para R$ 48,00 em um mês.Qual foi a variação porcentual do valor da conta?

3-Um capital de R$ 1200,00 é aplicado em regime de juros simples, por 3 anos, à taxa de 1% ao mês.Calcule os juros dessa operação.

4-Marcos aplicou R$ 300,00 em um investimento que rende 2% ao mês no regime de juros compostos.Que valor ele terá ao final de três meses?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-22T19:07:00-03:00
1-   \frac{125}{148}   \frac{x}{100}

148x= 12500
12500/148= 84%

2-   \frac{48}{54}  \frac{x}{100}

54x= 4800
4800/54= 8%

3-  \frac{1200}{100}  \frac{x}{1}

100x=1200
1200/100= 12
36.12= 432

4-  \frac{300}{100}  \frac{x}{2}

100x= 600
600/100=6
6.3=18
1 5 1
2013-09-22T19:28:38-03:00
1 - 1% de 125 = 1,25
148 - 125 = 23, então 23/1,25 (dividido) = 18,4%, entrou mais(taxa) 18,4%

2- 1% de 54 = 0,54
54 - 48 = 6, então 6/0,54 (dividido) = 11.111111, diminui 11%

3 - J = C.i.T
J = 1200x0,01x36 = 432

4 - Na calculadora: 300(1+0,02)³ = 300x1.061208 = 318362,4
1 5 1