Respostas

2013-03-29T09:05:43-03:00

proto cooperação ou cooperação nesse tipo de relçao as duas especies envolvidas se beneficiam, mas a associação não éindispensavél a sobrevivencia, podendo cada uma das espéciés  viver independentemente.por exemplo o passaro anu e o gado bovino, os passaros se alimentam dos carrapatos que  se infestam nos gados. assim o passaro obtem seu alimento e o gado fica livre das infestações., os dois levam vantagens sem prejudicar  o outro.

Mutualismo

o mutualimo é semelhante a protocooperação , mas o detalhe mais importate é que nesse tipo de relação se separamos as duas especies, elas morrem, pois elas não podem viver separadamente. Um exemplo facil de entender são os cupins, estes alimentam- se de madeira, mas não conseguem digeri-la, pois não produzem enzimas  capazes de quebrar as substancias organicas que compem a parede celular, entre elas a celulose. no intestino dos cupins vivem protozoarios flagelados que produzem esas enzimas  e digerem as substancias que compoem as paredes celulares da madeira.

comensalimo

esse caso é o tipo de rela~çao em que uma especié leva vantagem, mas não prejudica a outra. o caso mais conhecid para esse exemplo é o peixe piolho e tubarão,  o eixe piolho ou remora possui uma ventona na parte superior da cabeçã que permite a ela fixar-se no tubarão, isso não prejudica o tubarão mas a remora se beneficia pois egole as sobras alimentares do tubarão e desloca-se sem gastar energia.

inqulinismo o inquilinismo  e bem semelhante ao comensalimo em que um leva vantagem sem rejudicar o outro, um exemplo é o peixe agulha e  que se abriga em  dos predores em um pepino do mar. geralmente quando se aluga uma casa o povo costuma dizer que quem passa a morar na casa é o seu inquilino, devido a esse tipo de relação.claro que não deve ser tomado como exemplo mas é uma maneira de se memorizar melhor.

3 4 3