- O que efetivamente mudou, nas relações de trabalho, nos 288 anos que nos distanciam da escravatura?

- O que você propõe para a mudança deste cenário?

- Apenas as leis trabalhistas e a fiscalização de seu cumprimento são suficientes para alcançarmos as mudanças desejadas? Explique.

2

Respostas

2013-09-24T18:52:32-03:00
Hoje o trabalhador ja nao é tão escravisado como naquela época,pois hoje existem leis que favorecem o trabalhador,embora muitas delas nao são cumpridas,mas existem.Ele é obrigado a trabalhar registrado,e ganhar no minimo 670,00 (salario minimo),e se ele nao receber o que é dele por  direito, ele pode ir atras para consegui-lo,coisa que antes nao podia,pois os sindicatos estão ali para isso,mesmo que com muitas e muitas falhas ,mas estão.
2013-09-24T19:46:01-03:00
Mudou que atualmente, nós temos mais condições de trabalho, como um melhor preparo para o mercado de trabalho, o que não tínhamos na época da escravatura, tanto que hoje temos a tecnologia, o acesso a conhecimentos mais rápidos e fáceis. Para mudar o que ainda há, precisamos reivindicar nossos direitos, fazer que se cumpra a lei. É preciso que se crie novos postos de trabalho, já que a mão de obra humana é constantemente substituída pela máquina, tecnologia, que é cada vez mais rápida e eficaz.