Respostas

2013-09-24T20:35:36-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
X+y=40
 \frac{3y}{5}+y=40
3y+ \frac{5y}{5} =40
8y=200
y=25

Então:  Mário tem 25 anos e Carlos  tem 15 anos.

Espero ter ajudado :)
16 3 16
A melhor resposta!
2013-09-24T20:43:29-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Idade de Carlos: x
Idade de Mário: y

A soma das idades é de 40 anos: x + y = 40

A idade de Carlos é três quintos da idade de Mário:

x = (3 / 5) de y

Sabemos que "de", em matemática, expressa multiplicação:

x =  \frac{3}{5} * y

x =  \frac{3y}{5}

Passando o 5 pro outro lado, vai multiplicando:

5x = 3y
_____________________________

x + y = 40

Multiplicando todos os membros por 5, temos:

5x + 5y = 5*40
5x + 5y = 200

Como descobrimos que 5x = 3y:

3y + 5y = 200
8y = 200
y = 200/8
y = 25 anos

Mário tem 25 anos
8 3 8
obrigada, me ajudou demaisssssssss