Respostas

2013-09-25T16:02:23-03:00
A) 9
b)54
c)170
d)9
e)um triângulo não possui diagonais!
1 5 1
A melhor resposta!
2013-09-25T16:05:21-03:00
A fórmula pro cálculo do número de diagonais d de um polígono de n lados é d= \frac{n.(n-3}{2}. Agora é só substituir os valores de n relativos a cada item.

a) hexágono => n=6; d= \frac{6.(6-3)}{2} = 3.3 =>d=9
b) dodecágono => n=12; d= \frac{12.(12-3)}{2} = 6.9 =>d=54
c) icoságono => n=20; d= \frac{20.(20-3)}{2} = 10.17 =>d=170
d) eneágono => n=9; d= \frac{9.(9-3)}{2} = \frac{9.6}{2} = 9.3 =>d=27
e) triângulo => n=3; d= \frac{3.(3-3)}{2} =>d=0
3 5 3