Respostas

2013-09-25T16:12:10-03:00
Trovadorismo é o primeiro movimento literário da lingua portuguesa. Ele se destacava por suas poesias e cantigas,na época o amor tinha a maior importancia,ou seja os sentimentos eram mais importantes. Já o humanismo colocava o ser humano no centro de tudo.  É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
A diferença é que um tinha como principal "preocupação" os sentimentos e o outro a racionalidade. 
Um dava mais valor aos sentimentos e outro se preocupava mais com questões humanas. 
Bom acho que é isso. Espero que eu tenha te ajudado...

:)
1 5 1
2013-09-25T18:55:49-03:00
Trovadorismo
Origem do trovadorismo, os trovadores, literatura medieval, literatura portuguesa, história da Idade Média, cantigas de amor, cantigas de amigo, de escárnio e maldizer, cancioneiros, livros, canções, música, uso de instrumentos musicais


Cantigas de Maldizer:

Cantigas de Escárnio:

Cantigas de Amor



Cantigas de Amigo

Humanismo 

Saiba o que é humanismo, pensamento humanista, história, Renascimento

O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores.O humanismo se desenvolveu e se manifestou em vários momentos da história e em vários campos do conhecimento e das artes. Humanismo na antiguidade clássica (Grécia e Roma): manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muito o corpo humano e os sentimentos.Humanismo no Renascimento: nos séculos XV e XVI, os escritores e artistas plásticos renascentistas resgataram os valores humanistas da cultura greco-romana. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e artístico desta fase.Positivismo: desenvolveu-se na segunda metade do século XIX. Valorizava o pensamento científico, destacando-o como única forma de progresso. Teve em Auguste Comte seu principal idealizador.