A lei do ventre e a lei aurea propunham em seus textos a extinção definitiva e imediata do trabalho escravo,sem que se fizesse qualquer referencia a possiveis indenizaçoes que pudessem a vir ser concedidas aos proprietarios de escravos pela emancipaçao dos mesmos.Esta afirmativa esta correta ou errada? Justifique

2

Respostas

  • lzh
  • Ambicioso
2013-09-25T21:26:33-03:00
A lei do ventre propunha que filho de escrava nascia livre, porém, por ser alimentado pelo patrão, mais tarde ele teria que trabalhar de graça para "compensar" os anos que foi alimentado. Já a Lei Áurea, assinada no dia 13 de maio de 1888 pela Princesa Isabel, está descrita corretamente. 
Espero ter ajudado
1 1 1
A melhor resposta!
2013-09-26T00:05:40-03:00
Na teoria as duas afirmativas estavam corretas mais na prática a lei do ventre livre não surtiu efeitos pois ao nascer a criança  sem pais ou parentes livres continuavam na fazenda  sob o trato de escravo
Já a lei áurea surtiu os efeitos desejados e extinguiu a legalidade do escravatura no Brasil. (não podemos dizer que extinguiu a escravidão por que até hoje ainda vemos casos de escravidão em várias partes do país)
3 4 3