DADOS DA QUESTÃO

Hortas urbanas ganham destaque em São Paulo

A proposta da horta comunitária experimental é criar um espaço de convívio social e de educação ambiental

Um grupo de moradores da Vila Madalena se uniu para criar uma horta comunitária e praticar uma agricultura sem agrotóxicos. A Horta das Corujas, como é conhecida, foi criada em julho do ano passado no charmoso bairro da Vila Madalena, região oeste de São Paulo. A iniciativa surgiu de uma das moradoras do bairro, Madalena Buzzo e do grupo Hortelões Urbanos, defensores da agricultura urbana e do cultivo doméstico de alimentos.
Uma de suas características únicas é estar numa praça pública no meio da cidade de São Paulo. A proposta da horta comunitária experimental é criar um espaço de convívio social e de educação ambiental.

A colheita é livre e qualquer um pode pôr a mão na terra. Basta chegar e ajudar a plantar. Ou simplesmente colher o que precisar e levar para casa. Os voluntários cultivam, aprendem e ensinam a cultivar.

A ideia da Horta das Corujas surgiu de um grupo virtual que já falava sobre hortas domésticas e gostariam de ter um espaço para promover maiores e melhores discussões sobre alimentação saudável e também sobre o uso com respeito do espaço público, conta Madalena Buzzo.

Disponível em: <http://hortadascorujas.wordpress.com/hortas-urbanas/> Acesso em:26/07/2013

Vídeo: Horta Comunitária CCSP - Convite para o mutirão de julho

Disponível em: <http://www.centrocultural.sp.gov.br/Acao_Educativa_horta_coletiva_organica.html> Acesso em: 26/07/2013 (adaptado).

Considerando a citação de Fava:

“O conhecimento e as novas tecnologias, com a sua penetrabilidade, têm destruído os antigos limites entre os setores, atividades e critérios gerenciais. Pode-se, finalmente, derrubar as barreiras entre estudo, trabalho e lazer”.

O trecho citado de Fava (2011) aborda o uso das tecnologias no ambiente de ensino formal. É possível transferir este conceito para o exemplo das hortas urbanas? Justifique sua resposta.

1

Respostas

2013-09-25T23:21:24-03:00
Sim, pois ao implantar hortas em cidades quebramos o conceito de hortas devem ser plantadas apenas em ambientes rurais e que além das hortas gerarem mais empregos elas também podem ser fontes de lazer e até terapia, e é exatamente isso que o conceito descreve, a implantação de novos conhecimento e tecnologias como forma de lazer e trabalho. 
2 1 2