Marcelo trabalha em uma fábrica de lápis de cor. Ele embala os lápis sempre da mesma forma: coloca 6 lápis em cada caixa, mantendo a mesma sequência de cores (bordô, verde, preto, coral, cinza e lilás). Ao completar uma caixa, ele passa para a próxima. O trigésimo quarto (34º.) lápis colocado nas caixas será de que cor?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-26T08:43:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Como gosto da lógica nesse tipo de pergunta, vou responder com a lógica, pode existir alguma fórmula, mas não é de meu conhecimento, observe:
Cada caixa completada possui 6 lápis de cor, se ele encher 6 caixas, ele já vai ter colocado 36 lápis (já vai ter passado do 34° lápis) então conte o antepenúltimo lápis da caixa, no caso o lápis da cor coral. Essa é a cor do 34° lápis ;)
1 5 1
Obrigada, era a tarefa de matemática do meu irmão, ele não tem conta e então usou a minha, e eu estava fazendo tarefa também, não podia sair pra ajudar ele, principalmente por que ele dá muita birra!!
Haha, só desculpe por um motivo: Existe uma fórmula e com certeza deve ser mais rápido de responder a sua pergunta, algum usuário depois coloca outra solução pra sua pergunta (com um fórmula) só aguarde, bons estudos pra você ;)
2013-09-26T09:43:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Veja que a sequencia de cores é repetitiva, assim o 1o lápis, 7o lápis, etc.. serão bordô
O 2o. lápis, 8o. etc.. . serão verde e assim por diante.

Então se dividimos o número de ordem, no caso 36 por 6 (que é o período) e observarmos o resto, isto indicará que:
Se o resto for 1 a cor do lápis é bordô 
Se o resto for 2 a cor do lápis é verde,
Se o resto for 3 a cor do lápis é preto e assim por diante
(Se o resto for zero então o lápis é o lilás)
Assim

34 |  6
  4  +-------
        5
Resto 4, então a cor do lápis será coral
1 5 1