Segundo a maioria dos estudiosos, há duas formas de governo, a monarquia e a república. Esta se caracteriza pelo fato de presidente ser temporário e ser escolhido pelo povo, dentre o povo. Mas compreende duas espécies, a república democrática, em que não distinção de classe para eleger e ser eleito; e a república aristocrática, em que há privilégio da classe nobre, de eleger e ser eleita.
...
Entre os romanos, Cícero, ao dizer que "república coisa do povo', prosseguindo esclarecendo "e povo não é mero ajuntamento de pessoas postas lado a lado, mas uma convivência consciente de pessoas que se se torna sociedade pelo reconhecimento de um direito e de objetivos comuns", delimitou, com precisão, o sentido mais autêntico de república , ao mesmo tempo em que não a contrapõe à monarquia, mas aos Governos injustos.
Por outro lado, segundo a teoria marxista, a República socialista seria um Estado inteiramente novo, em que tudo seria organizado com vistas à realização do comunismo, por meio da ditadura do proletariado; nela não existiria divisão de poderes, nem distinção entre Estado e sociedade, mas a concentração de todos os poderes nas mãos do Partido, que representaria a vanguarda dos trabalhadores.

Respostas

2013-09-26T23:57:03-03:00
República se caracteriza pelo fato de haver um presidente temporário e ser escolhido pelo povo.
1 5 1
2013-09-27T00:22:42-03:00
Forma de governo, no qual o chefe é eleito pelo povo ou por seus representantes tendo a sua chefia limitada  A eleição do chefe de Estado, por regra chamado Presidente da República, é normalmente realizada através do voto livre e secreto.
1 5 1