Respostas

2013-09-27T15:45:40-03:00
Gerativismo

O Gerativismo ou Teoria gerativa é uma tentativa de formalização dos fatos lingüísticos, aplicando um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais.Isto é, a linguagem purista pode ser compreendida e com isso facilitar o aprendizado dos idiomas. Ele foi criado por Noam Chomsky, em oposição ao estruturalismo bloomfieldiano.

Ela foi denominada Gerativa exatamente por ser um sistema de regras e princípios formalizado ou explícito, o que significa que essas regras e princípios só podem ser operados sob condições específicas, sendo, no entanto, automaticamente aplicadas desde que satisfeitas essas condições podendo criar ifinitas frases.


Funcionalismo

Corrente sociológica relacionada ao pensador francês Émile Durkheim. Para ele cada indivíduo exerce uma função específica na sociedade e sua má execução significa um desregramento da própria sociedade. Sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada ao estudo do fato social, que para ele apresenta características específicas: exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior na medida em que existe antes do próprio indivíduo e coercitivo na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo.


Estruturalismo

O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.


Empirismo

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas.

Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou fé.

O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experientia, de onde deriva a palavra "experiência", é originária da expressão grega εμπειρισμός. Por outro lado, deriva-se também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.


Racionalismo

O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.
1 5 1
2013-09-27T15:47:26-03:00
O Estruturalismo na linguística, é a analise da língua através das estruturas e sistemas.
A Gramatica Gerativista analisa as frases gramaticas pertencentes a uma língua.
O Funcionalismo analisa a linguagem de uma forma interacional e incorpora as intenções dos interlocutores ás descrições.